Esta receita foi enviada por

Spaghetti alle vongole

Pratos principais › Spaghetti alle vongole

Já nos segue no instagram?

Olá leitores do comidadodia.com

Hoje venho falar de frutos do mar, mais especificamente de vôngoles (em italiano, una vongola, due vongole). Esses simpáticos e também deliciosos moluscos – da mesma forma que seus “primos” lulas, polvos, ostras e mexilhões – muitas vezes são negligenciados nos balcões refrigerados das peixarias por absoluta incompreensão dos consumidores. Mas acredito que a eles deveria ser dada a chance de serem provados e consumidos com maior frequência. Outro aspecto interessante é o preço, pois há frutos do mar que, dependendo da estação, estão com o preço mais atrativo que a carne bovina.
Por fim, se você não tem alergia a frutos do mar e morre de curiosidade sobre o sabor deles, acabaram seus problemas, pois a receita de hoje é um belo e delicioso espaguete ao vongole, ou como se diz no país da bota, spaghetti alle vongole.

Ingredientes:

  • -200 gr de espaguete de boa qualidade (feito com farinha grano duro)
  • -500 gr de vôngoles com a concha
  • -2 dentes de alho finamente picados
  • -50 g de tomates cerejas cortados pela metade
  • -1 cálice pequeno de vinho branco seco (aprox. 50 ml)
  • -azeite de oliva
  • -cebolinha, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o espaguete em água abundante e fervente. Escorra a massa e reserve. Vamos aos vôngoles. Lave muito bem cada uma das conchinhas, eliminando a areia e sujeira. Escorra os vôngoles e seque-os. Em um frigideira grande e bem quente, refogue os tomates, em seguida os vôngoles (com a conha e tudo), o alho. Quando o alho estiver dourado, verta o vinho branco e deixe evaporar. Junte a massa com os vôngoles, misture tudo muito bem. Monte o prato, salpique a cebolinha sobre e bom apetite.

Já nos segue no instagram?

Que tal mais algumas receitas para você se inspirar?